ARTIGO: STAR WARS E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA POP
Nascimento e Revolução no Cinema
Star Wars é, sem dúvida, uma das obras mais importantes e influentes da cultura pop. Criada por George Lucas em 1977, a saga espacial revolucionou o cinema e se tornou um marco na história do entretenimento.
A história épica de bom vs. mal, Jedi vs. Sith, e rebelião vs. império tem sido uma fonte de inspiração para inúmeras gerações de fãs e criativos.
Pra quem não sabe o início da saga foi vista como uma “bomba” durante sua produção ainda na década de 70, primeiro por conta da inovação em torno do projeto, que viria a ser o primeiro a inovar o termo “efeitos especiais”, que antes só havia sido visto em produções como “Jaws”(1975), ou seja o estúdio via tudo como um risco, por não saber qual seria a reação do público quanto às novidades apresentadas.
Segundo por conta de todo o marketing feito na pré-produção do filme, apesar de não ter chegado perto dos seus sucessores, as ações de merchandising da época já eram vistas como grandiosas, o filme já tinha um alto orçamento no geral, e todos viam tal medida como um tiro no escuro, até o seu criador George Lucas, que já declarou que só começou a ter certeza do sucesso, após a edição final do filme, que passou toda a produção confuso e inseguro quanto ao futuro e os resultados que o filme traria, ou não traria né.
Com personagens icônicos como Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Chewbacca, C3PO e Han Solo, o lançamento ocorreu em maio de 1977, e 'BOOM', foi um sucesso estrondoso, não só nos EUA ou UK, mas em todo o mundo, o filme fez uma receita multimilionária nunca vista em nenhuma produção para o cinema alcançando mais de 700 milhões de dólares na época, e assim praticamente criou o termo “blockbuster”, termo conhecido para filmes que ultrapassam o nicho considerado e ganha o gosto do público em geral, ou o famoso filme que TODO MUNDO assiste.
O que viria em seguida, era o projeto do gênio George Lucas se tornando realidade, pois o mesmo deixou claro em entrevistas de que quando pensou “Star Wars” ele pensava em todo um universo criado a partir disso, ele só não contava com um sucesso quase imaculado pelos fãs da saga, e a aprovação do público em geral. Aquele papo de “até quem nunca viu, conhece, sabe ou já ouviu falar”? Isso mesmo.
O Hype
A saga teve um enorme impacto na cultura pop, influenciando diversas gerações de fãs e inspirando muitas outras obras. Star Wars se tornou um fenômeno cultural, gerando uma enorme quantidade de produtos, desde camisetas até colecionáveis raros, além de uma enorme legião de fãs que se reúnem em convenções ao redor do mundo.
Após o sucesso do primeiro filme uma trilogia completa foi encomendada e dois novos capítulos consagraram a saga lá na época da geração “baby boomer”.
A saga também influenciou todos os filmes com a temática “espaço sideral" que vieram a seguir, produções como a “rival” Star Trek(1979), “Alien: O Oitavo Passageiro”(1979), Tropas Estelares(1997) e O Quinto Elemento(1997) foram algumas das produções que vieram durante ou depois da primeira trilogia da franquia, que teve seu terceiro filme “Star Wars: O Retorno do Jedi"(1983).
No final dos anos 80 os filmes de ficção científica tinham mais do que o triplo do público além do seu nicho, e a maioria deles era um blockbuster, tudo isso graças ao alto hype que a franquia gerou sobre o gênero cinematográfico. Filmes como “Blade Runner”(1982), “Robocop”(1987), “De Volta para o Futuro”(1985), “O Exterminador do Futuro”(1984), são só algumas das produções, que chegaram a virar trilogia e até franquia de sucesso.
Geração para Geração
Tendo sua história inicial contada pela metade, já que a franquia foi apresentada com os episódios IV, V e VII, George Lucas já planejava para anos depois contar o começo de tudo.
Sendo assim em 1999 Lucas lançou o episódio I da saga, intitulado “Star Wars: A Ameaça Fantasma”, o capítulo deu início a uma nova trilogia que durou até 2005, contando um prólogo de como tudo havia acontecido antes de Darth Vader, Princesa Leia, Han Solo e companhia.
A nova leva de filmes trouxe um elenco bem “hypado” nos anos 90, nomes como Liam Neeson, Samuel L. Jackson, e o trio principal encabeçado por Ewan McGregor, Hayden Christensen e a revelação teen do cinema na época Natalie Portman.
Apesar de dividir opiniões, os filmes da trilogia prequela foram responsáveis por apresentar novos personagens, criaturas e conceitos que expandiram ainda mais o universo de Star Wars. A partir destes filmes, surgiram spin-offs em livros, jogos, quadrinhos e animações que exploraram outras histórias dentro da galáxia muito, muito distante.
Geração Z, Disney+ e as Atualidades
Em 2012 a Lucasfilm foi comprada pela gigante do entretenimento, a Disney.
Uma nova geração de filmes Star Wars foi lançada mais de 30 anos após o lançamento da primeira trilogia e é composta pelos filmes "O Despertar da Força"(2015), "Os Últimos Jedi"(2017) e "A Ascensão Skywalker"(2019). Esses filmes foram muito aguardados pelos fãs de longa data da franquia, bem como por uma nova geração de fãs que descobriram Star Wars através desses filmes.
A terceira geração de Star Wars continua a história iniciada na primeira trilogia, mas agora apresenta uma nova leva de heróis, como Rey, Finn e Poe, tentando impedir a Primeira Ordem e encontrar seu lugar na luta pelos destinos da galáxia. Esses filmes equilibram a necessidade de homenagear a história da franquia com a necessidade de renovar e atualizar Star Wars para um novo público, a temida geração Z.
A nova trilogia fez a junção da primeira geração com a nova geração, e de maneira “supimpa”, pois fica claro que os primeiros personagens também são parte da nova história, e não estão ali apenas como uma vaga referência.
O primeiro capítulo da nova trilogia dirigido pelo gênio J.J Abrams, fez uma receita de mais de 2 Bilhões de dólares em todo o mundo, garantindo o sucesso entre os que nunca haviam conhecido a franquia, e deixando os fãs fiéis muito contentes(esses que chegaram a reclamar sobre uma certa “militância” na nova leva), se tornando também o filme com maior receita de toda a franquia.
Com a compra pela Disney, todo o catálogo da franquia foi disponibilizado no streaming Disney Plus, a gigante começou a produzir séries, animações, especiais e filmes spin-off e assim expandiu todo o universo da saga, sucessos como “Rogue One”(2016) um filme que conta a história dos Rebeldes contra a Estrela da Morte, e ainda "Solo"(2018), um filme do personagem Han Solo são algumas das produções que foram lançadas desde a parceria.
Além de séries como "Obi Wan”(2022), “Andor”(2022) e o sucesso “The Mandalorian”(2019), que contam as histórias detalhadas e soltas do “megaverso” da franquia, e só em 2023 mais três séries foram anunciadas como lançamentos futuros, e ainda mais três filmes spin off para serem lançados até 2025.
Em resumo, Star Wars mudou o mundo da cultura pop para sempre, se tornando um marco na história do cinema e um fenômeno que influenciou diversas gerações, a maneira como as pessoas veem o cinema, a televisão e outras formas de entretenimento.
A franquia ajudou a abrir portas para a inclusão de outros grupos na arte e na cultura popular, além de ter suporte no desenvolvimento de tecnologias que permitiram o avanço do cinema.
A saga também provou que um épico de ficção científica pode ser tão cativante e emocionante quanto qualquer obra de arte consagrada.
“QUE A FORÇA ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ.”
Comentários
Postar um comentário