COLUNA: UM DIA EM ... 2005

PLAYLIST: UM DIA EM... 2005


Bem vindo a coluna mensal do Multiverso do Pop, a “Um dia em…


Aqui você vai poder voltar a algum ano passado dos 2000, e relembrar os melhores e mais marcantes momentos da cultura pop no ano escolhido.


Estamos em agosto de 2005, e o Multiverso te leva no túnel do tempo para relembrar os grandes acontecimentos na cultura pop desse ano, nas categorias do cinema, música e televisão, lá fora e aqui no Brasil. Está pronto ? Então bora nessa abdução 🛸 



Abrindo a categoria cinema, o ano de 2005 estava repleto de sucessos e ainda lotava as salas que hoje estão quase vazias. 

Sucessos como "Harry Potter e o Cálice de Fogo", "As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa" e o começo de uma das trilogias de maior sucesso dos anos 2000 com "Batman: Begins". O filme cult "O Segredo de Brokeback Mountain", o casal do ano Angelina Jolie e Brad Pitt no super filme de ação "Sr. e Sra. Smith", e o final da segunda parte da franquia Star Wars, com "Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith". Estes foram os principais sucessos nas telonas pelo mundo afora. 


No auge dos DVD 's que chegaram de vez para substituir as fitas VHS, os maiores títulos das locadoras eram filmes como os sucessos de super herói "Quarteto Fantástico" e o memorável "Elektra" protagonizado por Jennifer Garner.

Os filmes teens eram um sucesso garantido, e títulos como "Sky High: Super Escola de Heróis", "Sonhos no Gelo" e "Quatro Amigas e um Jeans Viajante" marcaram o ano. 



As produções de terror não ficam pra trás e 2005 é lembrado por títulos memoráveis como "Constantine" protagonizado por Keanu Reeves, a ótima sequência "O Chamado 2", além do hit "A Casa de Cera" que trazia um elenco jovem de sucesso na época encabeçado por Elisha Cuthbert, Chad Michael Murray e a influencer original Paris Hilton, aqui cabe um "só quem viveu sabe, Gabi". 

O ano ainda era marcado por sucessos como "Miss Simpatia 2" com rainha dos filmes de comédia romântica Sandra Bullock, o rei dos blockbusters Tom Cruise com o inesquecível "Guerra dos Mundos", com direção do gigante Steven Spielberg. Eita que ano bom… 



No mundinho musical era só sucesso atrás de hit. As grandes revelações do ano foram Chris Brown, que conquistou as paradas com hits como o lead "Run It" e a romântica "Say Goodbye", Ciara com o álbum "Goodies", o girlgroup Pussycat Dolls e o smash "Don't Cha" e garota da ilha Rihanna, que começava em 2005 uma das maiores carreiras de sucesso na música. 



Além das revelações o ano ainda foi agitado por sucessos de Shakira e o hit atemporal "Hips Don't Lie", J-Lo dominava as paradas com o hit "Get Right" e lançava a jaqueta com toca de pelinho, e Mariah Carey agitava as pistas com a dançante "It's Like That" e ficou 14 semanas em número #1 na Hot 100 com a balada épica "We Belong Together", isso se chama fazer história! Kelly Clarkson foi um dos maiores hits do ano com o hinário "Breakaway" seu segundo disco, e a levou ao estrelato mundial. A rainha do pop Madonna levava todos para as pistas de dança com o "Confessions on the Dance Floor", além do grupo Black Eyed Peas com o melhor álbum do grupo até hoje, o hinário e eletrizante "Monkey Business". A gente era feliz e sabia demais né ?! 



Outro estilo musical que era a ascensão daquela época era o punk pop ou pop rock, não podemos esquecer do sucesso que foram bandas como a sensação daquele ano o Fall Out Boy, a banda All American Rejects e o hit atemporal de filmes teen "Dirty Little Secret", os queridos do The Fray, os britânicos do McFly, além dos veteranos do Nickelback e o hinário "All the Right Reasons", que teve hits memoráveis como "Far Away" e "Photography". Foi bem aqui que o ADM decidiu virar rockeiro…



As séries já muito populares, eram sempre muito aguardadas nos canais abertos, e agora também na TV a Cabo, que começava a se popularizar nas residências. 

Os principais lançamentos do ano na categoria foram "Sobrenatural" apresentando a história dos irmãos Winchester, a queridinha "Grey's Anatomy" e a comédia de sucesso das tardes de fim de semana "Todo Mundo Odeio o Chris". Os canais de TV a Cabo como o Disney Channel e a Nickelodeon começavam o início de um império e investiam em novidade como as sitcoms "Zack e Cody: Gêmeos em Ação"(Disney) e "Zoey 101"(Nick), essa ainda apresentando Jamie Lynn Spears irmã mais nova de Britney Spears



Séries que eram hit dos hits e apresentavam suas melhores temporadas foram "One Tree Hill"(Temp 3) e "The O.C"(Temp 2), pra não dizer que eram as maiores séries para jovens adultos da época. 

Vale um "que tempo bom, que não volta nunca mais"?... 


E o Brasil Multiverso, tava como ? 


Como alguém que viveu, o ADM pode até afirmar que 2005 foi um dos melhores anos pra cultura pop jovem nacional… 


Na música os hits do ano ficaram por conta do Charlie Brown Jr., a banda estava em seu auge e lançou  o disco "Imunidade Musical", com sucessos como "Lutar pelo o que é Meu" que virou até abertura de novela. A rockeira mais querida de todas Pitty arrasava com seu segundo disco, "Anacrônico".



A revelação do ano era Marjorie Estiano, com o hit "Você sempre será", Wanessa Camargo também hitava com o álbum "W", e o grupo Rouge lançava seu último disco e o segundo após a saída de Luciana, o "Mil e Uma Noites". 


Na televisão terminava uma das melhores temporadas da eterna novela teen "Malhação", a temporada de 2004/2005 foi o auge da produção que trouxe sucessos como a 'Vagabanda' e que ainda trazia como protagonistas Marjorie Estiano, Juliana Didone e Guilherme Berenguer. Até os dias de hoje a temporada é a mais lembrada entre o público. 



No famoso horário das 9, Glória Perez ainda entregava grandes produções e a da vez era "América" com Deborah Secco como protagonista. 

O maior sucesso do ano foi de fato a novela mexicana "Rebelde" que desembarcava no Brasil, e ninguém podia imaginar o sucesso que seria, não só no país mas em todo mundo, seguido pela banda RBD em 2006.


Com a internet começando a dar seu grandes passos, quem era adolescente ou até adulto na época consumia notícias e entretenimento não só através da TV ou do Rádio, outro hit da época eram as Revistas, que traziam notícias, capas deslumbrantes, as famosas enquetes/testes e os pôsteres colecionáveis dos nossos artistas favoritos. 



Quem aí não lembra de nomes como "Capricho", "TodaTeen", "Atrevida" e "Recreio" ? Que nostalgia né meus amigos… que nostalgia. 


E você chegou a viver os anos 2005? Ou só ouve histórias? 


Fique ligado porque todo mês o Multiverso vai te levar pra um dia em algum ano marcante da era 2000 🛸. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA: DUNA - PARTE 2

CRÍTICA: FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

CRÍTICA: MADAME TEIA