ESPECIAL: RETROSPECTIVA 2022

PLAYLIST - Retrospectiva 2022


2022 está chegando ao fim, e claro que a gente não podia deixar de lançar a nossa retrospectiva de tudo que rolou mundinho pop esse ano. Teve música, filme, série e muitos acontecimentos. Prontos para a abdução? 🛸



ACONTECIMENTOS


Vamos começar falando sobre alguns acontecimentos que agitaram o mundo das celebridades esse ano, se você esqueceu de alguns ocorridos, a gente tá aqui pra te lembrar. Voltando lá em março, na 94° edição do Oscar, quando Will Smith se levantou durante a premiação e acertou um tapa no rosto do apresentador da noite Chris Rock, de início o que parecia ser uma brincadeira para o show se provou ser verdade, Smith se irritou de fato, após uma piada de Rock sobre a doença de Jada Pinkett, sua esposa, que estava na plateia. A cena rendeu polêmica na mídia em geral, colocando a credibilidade de Smith em pauta. O ator que venceu o prêmio na categoria de melhor ator na premiação, recebeu o prêmio, mas renunciou ao posto de membro votante da academia, e ainda foi banido da premiação por 10 anos, o que gerou ainda mais polêmica, colocando a academia em uma má posição.

Ainda na categoria brigas, não podemos deixar de citar a batalha judicial que percorreu o primeiro semestre, entre o ex-casal Amber Heard e Johnny Depp. Separados a quase 4 anos, ambos estavam se processando em milhões de dólares, por casos de difamação e violência, ambos foram condenados, Depp ficou muito mal visto na fita, e perdeu trabalhos, já Heard teve apoio de alguns famosos, mas ficou claro que também foi atingida na carreira de atriz pela a influência do ex marido em Hollywood, esse que está esperando a poeira baixar, para voltar a ativa.



E no território dos relacionamentos tivemos a volta do casal mais querido dos anos 2000, J-Lo e Ben Affleck, sim os pombinhos reataram e agora mais maduros, ambos já disseram em entrevistas durante o ano que sempre souberam que a volta ocorreria, e que hoje tudo é diferente por conta do amadurecimento pessoal de cada um, sem contar que ambos estão em uma ótima fase física, e na carreira, claro que geral amou o casal de volta, que se casou não 1 mais 2 vezes em 2022. 

Também teve a princesa do pop no altar, vestida pela própria Donatella Versace, sim, Britney Spears casou de véu e grinalda com o ator e modelo Sam Asghari, esse ano, a festa icônica reuniu famosos amigos de Britney, como a Selena Gomez, Drew Barrymore, a amiga pessoal Paris Hilton, a própria Donatella, e até a rainha do pop Madonna, o casamento da princess está no ponto alto de acontecimentos do ano! 

E também teve término né, a rainha latina Shakira terminou o casamento com o jogador de futebol Gerard Piqué depois de quase 12 anos, tabloides disseram na época que Pique havia traído a musa, e ela está mais linda do que nunca, e pronta para lançar um álbum novo em 2023, e já sabe o significado de um coração partido né? Vem Hit aí! 



O prêmio de garoto problema do ano vai para o ator Ezra Miller, esse que protagonizou várias manchetes polêmicas ao decorrer do ano, incluindo acusações de agressão, e até um vídeo surtando que foi gravado da câmera corporal de um policial, tudo isso atrasou ainda mais seu filme solo do The Flash, que sai ano que vem, 2023. 

E finalmente a rainha navy, Rihanna deu à luz a seu primeiro filho com o rapper A$AP Rocky.


CINEMA 



E no mundo cinematográfico tivemos ótimas estreias, e ótimos destaques, começando por ela, a revelação do ano, Jenna Ortega, a atriz que já estava no radar nos últimos 2 anos, deslanchou em 2022, ela já começou o ano estrelando o quinto filme da franquia Pânico, o filme que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, teve sua sequência confirmada, com Ortega, que junto com Melissa Barrera, conseguiram reviver a franquia que já tem até um sétimo filme com as final girls programado. A atriz ainda estrelou o sucesso de slasher da A24, o filme X foi uma das melhores recepções em geral do ano, e traz Ortega entregando uma ótima atuação, o que a consagrou com uma "Scream Queen", a colocando ao lado de Jamie Lee Curtis, Neve Campbell, Courteney Cox, Sadie Sink e outras. 

A atriz não parou por aí, e estrelou também a maior série de sucesso da Netflix em 2022, Wandinha, dando vida de volta a personagem da família Addams



Ainda na categoria cinema fomos agraciados por sucessos como a aventura dos video games Uncharted, estrelado por Tom Holland e Mark Wahlberg, a sequência/remake de Top Gun, intitulado Top Gun: Maverick, a sequência trouxe Tom Cruise reprisando o papel principal e ainda traz um elenco jovem de dar inveja contando com Milles Teller, a cena do futebol na praia, já pode ser considerada uma das melhores refs dos cinemas, já que faz REF a cena do primeiro filme, e foi trazida para os tempos atuais de maneira perfeita e única.

Não podemos esquecer da ótima sequência Doutor Estranho 2: No multiverso da loucura, o engraçado Cidade Perdida com a rainha das comédias Sandra Bullock e o galã Channing Tatum, e a estreia de Abracadabra 2, após mais de 20 anos a sequência foi uma das melhores estreias do ano, e deixou todo mundo nostálgico, por conta de trazer as bruxas originais do primeiro filme, que foram eternizadas pelas lendas Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy.



A maior produção do ano com certeza foi The Batman, o filme que traz Robert Pattinson no papel do cavaleiro das trevas, teve como maior destaque a mulher gato, interpretada pela musa Zoe Kravitz, a atriz entregou uma das melhores atuações da personagem desde Pfeiffer na versão de Burton em 1992, já garantido uma sequência ainda sem data definida. E quantos alguns faturaram e foram sucessos outros encalharam, como o blockbuster Adão Negro, que teve 197 milhões investidos, e não teve o retorno esperado pelos estúdios da Warner. Outro sucesso foi Elvis, e a ótima atuação de Austin Butler ao interpretar o rei do rock, o filme já é um dos queridinhos para a temporada de premiação do primeiro semestre de 2023, e Butler segue no topo para as categorias de atuação. Um filme que deu o que falar e agradou o público jovem foi Bodies Bodies Bodies, mais um sucesso da A24, e que mistura o gênero slasher de terror com a geração Z, além do filme Smile, que está sendo considerado a melhor produção de terror do ano. 


SÉRIES



Na tv ou nos streamings, tivemos ótimas estreias na casa dos seriados. 

Começamos com a segunda temporada de Euphoria, uma das maiores entregas do ano, a protagonista Zendaya mais uma vez entregou um impecável trabalho de atuação, e teve o destaque de Sidney Sweeney no papel de Cassie, a atriz viu o personagem saltar a evolução na segunda temporada e também entregou uma ótima atuação, a cena da briga entre ela e Maddie, entra para o hall das melhores brigas da cultura pop.



Também tivemos a estreia da primeira parte da 4 temporada de Stranger Things, a série entregou destaque como Sadie Sink na pele de Max nessa temporada, e o ator Jamie Campbell como o vilão Vecna, além de ter levado todos as pistas com o hit Running Up That Hill, de Kate Bush, o sucesso dos anos 80 voltou ao topo das paradas graças a série. 



Na moda dos spin off a HBO e o Max Original, lançaram 3 ótimas produções esse ano, a estreia do spin off de Game of Thrones, House Of Dragón, conta a história antes da série original, e claro foi sucesso de audiência, também vimos a estreia de Pretty Little Liars: Pecado Original, a série é uma continuação do universo de PLL série que foi sucesso de 2010 a 2017, e inclui a mesma pegada garotas, mentiras e segredos, a série foi bem recebida e já garantiu um segundo ano de produção e tem conexões com a série original, além das duas produções, recebemos a segunda temporada de Gossip Girl, o spin off lançado em 2021, chegou para seu segundo ano, e abraçando ainda mais a essência da série original. 



Outras duas séries destaques foram, Pam e Tommy, produção que contou a polêmica história da sex tape de Pamela Anderson e Tommy Lee, a série teve uma forte visão de como Anderson sofreu com a polêmica na época, além de apresentar um ótimo lado do casal referência dos anos 90, a interpretação de Lily James como Anderson, entra para uma das melhores da história, e sua caracterização estava perfeita, além da produção baseada em fatos reais para a Netflix, sobre o serial killer Jeffrey Dahmer, o papel foi entregue a Evan Peters que deu o nome no quesito atuação, apesar da grande audiência a produção também gerou comentários negativos, por conta da romantização do personagem.



Não podemos esquecer de citar produções como She Hulk e Ms. Marvel do Disney+, a interessante e engraçada O pacificador também da Max Original, a comédia gay Uncoupled e o fenômeno Wandinha da gigante Netflix, a enigmática série 1899 dos mesmos criadores de Dark, e Bel Air produção que tem como produtor Will Smith, e traz a história da série um maluco no pedaço de maneira dramática e para os anos atuais. 



MÚSICA 



E o mundinho musical não parou nem um segundo, tivemos álbuns e hits pra dar e vender esse ano. 

O pop punk voltou as graças em 2022, e nos trouxe lançamentos como Love Sux da princesa do rock Avril Lavigne, os veteranos do Simple Plan lançaram o ótimo Harder Than It Looks, sem contar o kinga MGK e o energizante Mainstream Sellout. Travis Barker que lançou gravadora recentemente, não se aquietou e trabalhou com vários artistas esse ano, incluindo Blackbear, MGK e Lavigne, o baterista e produtor também lançou single com o Blink 182, e vem álbum novo da banda aí em 2023, os fãs agradecem.



Na área Alternativa tivemos ótimos lançamentos do Bastille com o Give Me The Future, Coín com Uncanny Valley, Conan Gray e o Superache e o The Wallows com o ótimo Tell Me That 's It 's Over (esse um dos favoritos do ADM). 



Outra que saiu da sua zona de conforto e retornou às raízes mais alternativas foi Demi Lovato, a estrela encarnou a era rockeira e nos entregou o excêntrico Holy Fuck, quem também voltou às raízes e lançou álbum foi Meghan Trainor com o soul pop Takin Back, que já lhe rendeu o hit Made You Look.

Em seu álbum de estreia Tate MC Rae traz o pop perfection I Used to Think I Could Fly, com o hit chiclete She 's All I Wanna Be. Com seu terceiro álbum de estúdio também tivemos a entrega de Camila Cabello e o álbum Família, o álbum foi considerado um fracasso de vendas e de streaming, mesmo estando muito bom, e com um conceito menos comercial, também tivemos Carly Rae Jepsen e o The Loneliest Time.



A rainha do oriente M.I.A voltou com tudo e lançou o álbum MATA, na pegada femme fatale Tove Lo lançou o autêntico Dirty Femme, e o Black Pink nós agracia com seu segundo álbum de estudio o Born Pink, o hit Pink Venom foi o carro chefe do trabalho, que ainda tem a soda pop Shut Down, nada de ruim nesse ano para o pop music esse ano né não?! 



No alto desse bolo de pop, tivemos o mais amado de todos Abel vulgo The Weeknd e AOY Dawn FM, a rainha Beyoncé invadiu as pistas de dança e lançou o Renaissance, um álbum que dá orgulho até a rainha da disco music Donna Summer, a cantora chegou ao topo de todas as paradas com o novo trabalho, que é a primeira parte de uma trilogia.



Também conhecemos a Harry 's House, segundo álbum de estúdio do britânico Harry Styles, um dos melhores álbuns do ano, Lizzo lançou o especial Special, e levou todos às pistas com o hit viral About that Time que ganhou até trend na rede das dancinhas, além de Taylor Swift e seu décimo álbum de estúdio, o Midnights, o disco já chegou multiplatinado e ainda vai contar com um trabalho inteiramente visual, a cantora conseguiu um hit com o disco que ficou por 5 semanas em #1 na Hot 100, o single Anti Hero. Ainda no finalzinho do ano fomos consagrados com o sucessor de Ctrl da cantora SZA, o perfeito SOS



O ano foi tão movimentado que até Rihanna saiu do business world e lançou duas canções para a trilha sonora do filme Pantera Negra 2: Wakanda Forever, uma das faixas já está concorrendo ao Globo de Ouro 2023, e é aposta certa no Oscar 2023, além da princesa do pop que lançou um feat especial com Elton John, a faixa Hold Me Closer deixou os fãs malucos, que a tempos não viam uma música nova da Britney Bitch.


E NO BRASIL ?


Terminando nossa retrospectiva, não podemos deixar de falar do nosso território nacional né, rolou muita coisa entre música, tv, celebridades e mais.



Não podemos falar da cultura pop no Brasil, sem falar de Anitta, e 2022, foi um ano significativo na carreira da cantora, ela que viu o hit Envolver chegar ao topo das paradas mundiais, colheu bons frutos e principalmente fora do país, a malandra foi sucesso internacional, lançou o Versions of Me, primeiro álbum internacional dela pelo selo da Warner, gravou clipe com a Sawetie e Missy Elliott, se apresentou com a Miley Cyrus no Lollapalooza, se apresentou no Coachella, ganhou VMA, AMA, e até foi indicada a revelação no Grammy 2023, tá pouco ou quer mais? 



Ainda na música tivemos Lexa e um ótimo EP intitulado Magnéticah, as revelações do rap nacional as irmãs Tasha e Tracie Okereke, e o fenômeno Numanice da danada Ludmilla, o show foi um dos maiores sucessos do ano, tendo apresentações em diversos estados e tendo um Volume 2 lançado em disco. 



As produções brasileiras foram das melhores, tivemos a despretensiosa, engraçada e com um pitada de mistério, a série Maldivas da Netflix, com um elenco de dar inveja com nomes como Bruna Marquezine, Sheron Menezzes e Manu Gavassi, a série foi recorde de audiência. Também da Netflix tivemos a divertida De volta aos 15, Maisa Silva e Camila Queiroz dividem lindamente o papel da protagonista, e arrancam risadas do público na série. Outro destaque para a TV foi Larissa Manoela e sua primeira protagonista na rede Globo, a atriz entregou tudo na pele das irmãs Elisa e Isadora no folhetim das 18 Além da Ilusão, a performance da atriz foi elogiada pela crítica e teve ótima recepção do público.

E nem tudo é só sucesso né, em contrapartida tivemos o fracasso de Verdades Secretas 2, que teve seu final exibido no começo do ano, e decepcionou o público pela total falta de sentido, a produção também se cercou de polêmicas envolvendo a protagonista Camila Queiroz, que quase foi tirada da produção na reta final, será que veremos uma terceira temporada da novela ? O destaque para o fracasso do ano vai para Jade Picon e sua estreia como atriz na rede globo, a influencer que havia dado o que falar no BBB 22 no início do ano, estreou no folhetim das 21 horas, e como protagonista… o que calhou foi que a atuação deixou a desejar em diversos níveis, deixando a situação até constrangedora, além de outras polêmicas, como o por que Glória Perez deu o papel a Jade e não a uma atriz mais experiente, ou por que o papel de protagonista nível A para uma iniciante.



E claro que não podemos deixar de citar a maior mudança em território nacional esse ano, foi a mudança de presidente da República, o Brasil finalmente dá adeus a Jair Bolsonaro e diz olá ao ex presidente Lula, em uma campanha que foi considerada uma das mais acirradas em tempos, o presidente eleito venceu com mais de 50 milhões de votos válidos, a campanha teve apoio de várias personalidades da cultura pop no Brasil e no mundo, até os vingadores e os jedis entraram na roda, atores de filmes da Marvel e da saga Star Wars, se posicionaram sobre a importância do voto, e Lula também recebeu apoio de diversos outros artistas do Brasil e do mundo. 


Enfim, chegamos ao fim 😬, esperamos não ter deixado nada de fora, fique ligado no @multiversodopop no Instagram, vai rolar retrospectiva la, com top 10 para cada categoria. E que venha 2023 e com muita "pop culture" 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA: DUNA - PARTE 2

CRÍTICA: FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

CRÍTICA: MADAME TEIA