COLUNA: Um dia em ... 2001
Bem vindo a nova coluna mensal do Multiverso do Pop, a “Um dia em…”
Aqui você vai poder voltar a algum ano passado dos 2000, e relembrar os melhores e mais marcantes momentos da cultura pop no ano escolhido.
Estamos em dezembro de 2001, e a categoria é ‘retrospectiva’, e o Multiverso te leva no túnel do tempo para relembrar os grandes acontecimentos na cultura pop desse ano, nas categorias do cinema, música e televisão, além de algumas curiosidades sobre o segundo ano do novo milênio. Está pronto ? Então bora nessa abdução(disco voador)...
Na casa do cinema tivemos algumas das maiores estreias da história do cinema, sagas que deram seu ‘start’ como “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e o primeiro filme de “Velozes e Furiosos” e a estréia de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”. Steven Spielberg finaliza a primeira trilogia dos dinossauros com “Jurassic Park 3”, enquanto algumas mulheres de sucesso entregavam filmes icônicos do ano como Angelina Jolie em “Lara Croft: Tomb Raider” e Reese Witherspoon em “Legalmente Loira”.
Além dos maiores sucessos o ano também é lembrado por outros filmes como o misterioso “Donnie Darko”, o terror e suspense de “A Casa de Vidro” e “Olhos Famintos”, um novo nível de ficção científica em “A.I - Inteligência Artificial” com a revelação infantil Haley Joel Osment. Ação, roubo e um elenco masculino estelar em “Onze Homens e um Segredo” encabeçados por George Clooney e Brad Pitt, muita comédia com sucessos como “American Pie 2: A segunda vez é Ainda Melhor” e a paródia “Não é mais um besteirol americano”, além de sucessos memoráveis da Disney como o icônico “Monstros S.A”, a aventura “Atlantis: O Reino Perdido”, e o mágico “O Diário da Princesa” estrelando a então novata Anne Hathaway, ao lado da queen Julie Andrews.
Sentiu o cheiro de sessão da tarde, tela de sucessos ou tela quente ?
Já no mundinho musical o ano foi regado de sucessos artistas como Aaliyah reinavam com o hit “Try Again”, o Destiny Child voltava com tudo após rumores de brigas e separações e apresentava o mundo “Survivor” hino de superação e amizade. Artistas como Jennifer Lopez, Mandy Moore, Eve, Janet Jackson, Mary J.Blige e a rapper Missy Elliot foram o time da música naquele ano.
O ‘Europop’ invadiu de vez o mercado americano e com representantes de peso como Kylie Minogue o disco “Fever”, um dos álbuns mais vendidos daquele ano foi o de Britney Spears, o “Britney” que rendeu hits como “Overprotected” e “I’m Slave 4 U”, além da boyband de sucesso N’sync e o álbum “Celebrity”, o hit “Girlfriend” chegou a #5 na Billboard Hot 100.
P!nk era a grande revelação do ano com seu cabelo rosa, e o jeito despojado, o álbum “M!ssundaztood" foi o maior sucesso daquele ano, rendendo hits atemporais como “Get the Party Started” e “Don’t Let Me Get Me".
Eita tempo bom que não volta mais…
Enquanto na televisão as séries de TV agora eram moda em todo o mundo, e as grandes estréias eram o ícone “Eu, a patroa e as crianças”, a série do superboy “Smallville”, e super série de ação “24 Horas”, a Disney lançava sua super estrela teen Hilary Duff e a série Lizzie McGuire, além do sucesso das séries animadas como “Liga da Justiça” e “3 Espiãs Demais”.
Outras séries que também faziam sucesso era o show atemporal “Friends” que estava em sua 8º temporada de sucesso, além dos recentes lançados “CSI” e a série “Tal mãe, tal filha”.
Hmmmm, cheirinho de SBT domingo de manhã…
Um dia em 2001, só que no Brasil
O nosso território não fica de fora do mapa do pop, até porque muita coisa aconteceu por aqui também.
O maior sucesso musical daquele ano era a revelação do pop Wanessa Camargo e os irmãos pop Sandy e Junior, hits atemporais foram lançados pela dupla naquele ano como “Não dá pra não pensar” e “Quando você passa (turu turu)". Além da dupla, quem também fazia sucesso nas paradas nacionais era o grupo Kid Abelha e o álbum “Surf”, o trio de irmãos “KLB”, e a cantora Ana Carolina, que entregou o hit “Quem de Nós Dois", chegando a ganhar o prêmio “Melhores do Ano” naquele ano, nas categorias “Melhor Cantora” e “Música do Ano”.
Sem internet em ascensão a TV ainda era o maior meio de comunicação e entretenimento de qualquer um, programas como a novela atemporal “O Clone” eram lançados, a minissérie proibida “Presença de Anita" era um dos maiores hits da época, estrelando a então lolita Mel Lisboa e o eterno galã José Mayer, além de séries nacionais como “Os Normais”, a estréia de “A Grande Família”, além da nova versão do clássico “O Sítio do Picapau Amarelo, com a ainda atriz mirim Isabelle Drummond, a nossa eterna Emília.
Bateu saudades ?... A gente era feliz e sabia sim!
E aí gostou ? Qual a sua melhor lembrança de 2001?
E fique ligado porque todo mês o Multiverso vai te levar pra um dia em algum ano marcante da década de 2000 🛸
Comentários
Postar um comentário