COLUNA: A CULTURA POP ATRAVÉS DOS TEMPOS: ANOS 90 - PARTE 3 (FINAL)

PLAYLIST: A Cultura Pop Através dos Tempos - Anos 90

Já não é de hoje que a cultura pop está inserida no cotidiano do ser humano, mesmo sem perceber, nós a consumimos em todo momento, e com a globalização, a internet e as mídias sociais, o consumo dela tem sido cada vez maior e mais segmentado. Nós vimos na primeira parte deste artigo, o quanto a cultura pop impactou aspectos como consumo, e gerou tendências a todos os momentos, e como foi a construção desse movimento dos anos 50 até os 70, na segunda parte podemos entender o “BOOM” que a ‘pop culture’ ganhou na década de 80.



Agora chegando a terceira e última parte dessa linha do tempo da cultura pop, vamos conferir tudo o que aconteceu na famosa década de 90



CINEMA 


No final dos anos 80, a cultura pop estava prestes a dar o maior salto em sua história devido ao surgimento da internet no final da década. Acontecimentos como a queda do muro de Berlim em 89, gerou uma definitiva globalização de conteúdo, venda, poder compra e contato entre as pessoas em geral. O cinema ganha novidades ousadas e cheia de diversidade. O gênero “blockbuster” se consolida com diretores brilhantes, e as animações ganham ainda mais vida com a Disney inovando ao apresentar a Pixar e colocar o público infantil no topo do “público alvo”, enquanto os filmes de terror ganham uma repaginada ao popularizar o gênero slasher e trazer novos talentos na categoria de diretores.



Abrindo os anos 90, a maior bilheteria daquele ano foi o romance de sucesso “Ghost: Do Outro Lado da Vida”(1990) protagonizado por Demi Moore, Patrick Swayze e Whoopi Goldberg. No ano seguinte a sequência “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”(1991) ganhou fãs do mundo todo, popularizando a série de filmes estrelada pelo astro Arnold Schwarzenegger, e quem diria que uma animação pudesse ser a maior bilheteria do ano seguinte, quando a Disney lançou “Aladdin”(1992), nenhum desenho ou animação havia conseguido o feito no cinema. Sucesso absoluto nos anos 80, Steven Spielberg ainda não havia ‘hitado’ com nenhum filme nos anos 90, até que ele nos entregou “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros”(1993) dando início à uma das maiores franquias de sucesso do cinema, e nos apresentando esses animais pré-históricos como nunca vistos antes. No ano seguinte a Disney repete a dose e nos entrega um dos maiores se não o maior clássico infantil já visto, “O Rei Leão”(1994).



Chegando na metade dos anos 90, a Disney mostrando que chegou de vez para ficar com grande fatia do mercado do entretenimento, apresentou a Pixar, um dos maiores estúdios de animação dos últimos 20 anos, esse que revolucionou a maneira de fazer animação, levando desenhos antes apenas em 2D, a era do 3D, o primeiro sucesso “Toy Story”(1995), foi a maior bilheteria do ano. No ano seguinte tivemos “Independence Day”(1996), filme apocalíptico e onde alienígenas invadem a Terra, que fez sucesso e ainda tinha Will Smith ator hit da década como protagonista, filme esse que foi responsável por uma onda de filmes semelhantes nos anos seguintes. James Cameron, um dos maiores diretores de todos os tempos, entregou um dos maiores hits do cinema dos anos 90 em 1997 com “Titanic”, filme que revelou Kate Winslet e Leonardo Dicaprio, e ainda venceu 11 Oscars. Pegando a onda trazida por Independence em 96, "Armageddon"(1998), foi a maior bilheteria do ano, revelando Michael Bay, hoje em dia uma das maiores referências em direção de filmes de ação, ou com muitas explosões. Chegando no final da década de 90, podemos ver o renascimento de uma das maiores franquias da cultura geek, sim Star Wars que havia sido sucesso nos anos 80, e supostamente finalizada em 1983, lançou “Star Wars: A Ameaça Fantasma”(1999) para contar a história da vida de Darth Vader, o filme foi a maior bilheteria do ano, o famoso ano do milênio.


Além das maiores bilheterias de cada ano, filmes como "Edward: Mãos de Tesoura"(1990), "Silêncio dos Inocentes"(1991), "Thelma e Louise"(1991), "Pulp Fiction"(1994), "O Sexto Sentido"(1999), "O Quinto Elemento"(1997), "Operação Cupido"(1998), "As Patricinhas de Beverly Hills"(1995), "Pânico"(1996), "Matrix"(1999), "Shakespeare Apaixonado"(1998), "A Vida é Bela"(1997), "Central do Brasil"(1998) marcaram os anos 90, os dois últimos ainda mostrando para o restante do mundo o cinema além de países como os EUA e UK. Foram tantos filmes a partir dos anos 90, que programas como a sessão da tarde na rede Globo exibiam filmes todos os dias da semana.



Devido a quantidade exponencial de filmes lançados na década de 90, desde filmes Blockbuster até os chamados filmes de classe B, as videolocadoras, antigas lojas de alugueis de filmes, tiveram seu momento de grande ascensão. Você alugava filmes por 2 ou 3 dias e depois os devolvia, sem precisar esperar que aquele filme que tinha saído do cinema fosse passar na tv depois de meses e meses. A maior rede de videolocadoras do mundo, a "Blockbuster", chegou a valer mais de 8 bilhões nos anos 90. E quem diria que uma multa por atraso de devolução, iria criar a gigante dos streamings, vulgo Netflix, anos depois…mas isso é história pra depois. 


TV


Com a chegada dos anos 90 a TV era a maior fonte de informação de qualquer um no mundo inteiro. Nos 80 um aparelho de tv era visto como artigo de luxo, e agora nos anos 90 era um artigo essencial, até as famílias das classes mais baixas agora tinham pelo menos um televisor em casa. Lá fora os fenômenos das séries de tv agora ganhavam ascensão, e a tv brasileira entrava na onda dos programas de auditório, uma grade comum de um canal de TV nos anos 90 se baseava em desenhos animados de manhã como os X-Men, Caverna do Dragão ou Cavaleiros do Zodíaco, para um jornal matinal, seguido de uma série de tv internacional depois do almoço, e um bom programa de auditório a tarde, finalizando o dia com aquela novela.



Séries de TV que marcaram os anos 90 foram “Buffy: A Caça Vampiros”(1997), “Beverly Hills:90210” ou “Barrados no Baile”(1990) no Brasil, “Plantão Médico”(1994) com o astro galã George Clooney, “A Família Dinossauro”(1991), “O Clube do Terror”(1990), “Blossom”(1991), “Um Maluco no Pedaço”(1990) estrelado pelo então jovem Will Smith, e os maiores hits como “Dawson’s Creek”(1998), “Arquivo X”(1993) e a icônicaF.R.I.E.N.D.S”(1994).



Programas brasileiros que marcaram os anos 90 são nomes como "No Mundo da Lua"(1991), "Planeta Xuxa"(1997) e sua paquitas, "Fantasia"(1997), "TV Colosso"(1993), "Passa ou Repassa"(1990), "X-Tudo"(1992), "Programa H"(1996) com as assistentes de palco símbolo dos anos 90 "A Feiticeira" e "A Tiazinha", entre outros faziam a festa da galera jovem da época. 

Além da ascensão da MTV Brasil que chegou de vez no Brasil na década de 90 injetando música nos jovens da geração Y.  A emissora teve programas marcantes e gerou todo um hype quanto aos VJs, os jovens apresentadores da grade. 


MÚSICA


Enquanto na década de 80 o mundo musical fortificou seu 'corpo' na cultura pop, os anos 90 veio para alavancar ainda mais isso, e trazer muitas, mas muitas novidades, desde artistas, a estilos musicais novos, e até a reformulação do que já era bom.



O rock por exemplo, perde aquele seu tom clássico e os cantores com pose de rockstar, e ganha uma roupagem totalmente nova com o "grunge" e a chegada do pop punk, levando ainda mais o estilo pessoal dos roqueiros para as grandes massas, a maior banda da década é sem sombra de dúvidas o “Nirvana” com o ícone da música Kurt Cobain, a banda não só popularizou o estilo grunge entre os jovens, como levou o rock and roll a outro patamar que já não era visto desde o Queen, possivelmente. A banda também é autora de um dos álbuns mais famosos de todos os tempos o “Nevermind”(1991) e a icônica capa do CD com um bebê em uma piscina, hits como “Smell Like a Teen Spirit”, “Lithium”, “Come As You Are” são considerados pilares do rock até hoje, e a primeira está entre as 10 melhores canções de rock eleita pela Rolling Stone. Outras bandas de sucesso da década foram o “Hole” com a vocalista Courtney Love, namorada de Cobain, foi simplesmente um dos relacionamentos mais polêmicos de todos os tempos na cultura pop. O disco da banda “Celebrity Skin”(1998) é um pilar do pop punk, e rendeu hits como a inesquecível “Malibu”.



Junto com o Nirvana e o Hole, os anos 90 ainda revelaram sucessos como Alice in Chains, Pearl Jam, Foo Fighters (banda fundada por Dave Grohl, após a morte de Kurt Cobain em 1994), Soundgarden, The Smashing Pumpkins, sons inovadores de bandas como o No Doubt, Oasis e o Red Hot Chilli Pepers, e no final da década sucessos como Green Day, Blink-182, The Offspring, nomes que perpetuam sucesso até os dias de hoje. 



O Brasil não ficou atrás e no rock revelou nomes como Skank, Raimundos, Planet Hemp, O Rappa, Charlie Brown Jr., Los Hermanos com o hit "Ana Júlia", Sepultura e Angra.

O conjunto musical Mamonas Assassinas(1995) foi destaque nacional vendendo em seu único disco mais de 1 milhão e 800 mil cópias, porém um ano após estourarem o conjunto inteiro faleceu num acidente aéreo em São Paulo.



A música pop ganhou uma revolução com a chegada do “teen pop” ou “pop adolescente” após a metade da década, as boy e girl bands eram o assunto do momento, e o synthpop se tornou algo indispensável, até em artistas que já eram ícones.

Os principais grupos que moldaram a época foram os Backstreet Boys, N’Sync, os irmãos Hanson, as garotas do Destiny Child que mais tarde viria a revelar uma das maiores estrelas pop de todos os tempos, vulgo Beyoncé, o também trio TLC, e o fenômeno britânico as Spice Girls.



As grandes revelações pop da década de 90 são de fato Mariah Carey que dominou o topo das paradas com hits como "Fantasy", “Honey” e “Heartbreaker” além de ter se firmado como a rainha das baladas românticas. No final da década Christina Aguilera(ou a Voz) e Britney Spears também foram lançadas, sendo Brit com o hit “Baby One More Time” se tornando a maior aposta pop para os anos 2000, o que viria a se concretizar de maneira gigantesca no novo milênio. 



Além das novidades no pop, nomes que já eram sucesso como Michael Jackson, Madonna, George Michael, Alanis Morissette, Janet Jackson, Cher, Whitney Houston (essa que entregou a trilha sonora mais vendida na história do cinema no filme "O Guarda Costas"(1992) que ela estrelou, o hit "I Will Always Love You" foi #1 na Billboard por 14 semanas), a banda Roxette tiveram uma ótima passagem de tempo e conseguiram se manter nas paradas de maneira sempre atual.  



No Brasil nomes como Sandy e Junior, Cássia Eller, o grupo Fat Family e o cantor Vinny foram o hit do final da década, sendo Sandy e Junior o futuro maior ator do pop brasileiro nos anos 2000.



As principais novidades quanto a estilos musicais com certeza ficam a cargo do latin pop, que com nomes como Alejandro Sanz, Shakira, Thalia e Ricky Martin saiu do regional e passou a ganhar o mundo.

 


E também o hip-hop, o estilo que nasceu na virada da década de 80/90 e que se popularizou rapidamente em todo o mundo revelando os primeiros rappers da história como 2Pac, Snoop Dogg, Puff Daddy, Eminem,Jay-Z, Dr. Dre e Fugees ,esse que gerou a vencedora do Grammys Lauryn Hill, umas das mulheres pioneiras no Hip Hop, em um movimento que começou com o Vanilla Ice bem no início da década, o rapper branco conseguiu colocar a primeira track de hip hop no topo da Hot 100, o hit “Ice Ice Baby”(1990).

No Brasil o movimento ganhou força e gerou o rap nacional com nomes como “Racionais MC" 

Importância e Influência 

Os anos 90 foram uma década marcante na cultura pop, pois trouxeram uma série de tendências e elementos que ainda influenciam a música, a moda, a arte e os filmes de hoje. Durante esse período, o mundo testemunhou o surgimento de gêneros musicais icônicos como o grunge, o hip hop e o EUROPOP, que ainda são muito populares.

A moda dos anos 90 também deixou sua marca na cultura pop, com tendências que incluem as roupas oversized, os jeans rasgados e as botas plataforma. Esses estilos continuam sendo reinterpretados nas passarelas e nas ruas da atualidade.

Por fim, a cultura pop dos anos 90 também foi responsável por um grande avanço tecnológico, como o surgimento da internet e a popularização dos dispositivos móveis. Essas inovações influenciaram profundamente a forma como as pessoas se comunicam, compartilham informações e se entretem atualmente.

Em resumo, a cultura pop dos anos 90 representou uma época de muita criatividade e diversidade, que trouxe não só entretenimento, mas também reflexão e identificação para muitas pessoas. Suas tendências e inovações moldaram a forma como as pessoas se expressam, se vestem, assistem a filmes e ouvem música e mesmo passados mais de vinte anos, muitos dos ícones e tendências da época continuam influenciando nossa cultura atual.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA: DUNA - PARTE 2

CRÍTICA: FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

CRÍTICA: MADAME TEIA