ARTIGO: O EUROPOP E SUA INFLUÊNCIA NA MÚSICA POP

PLAYLIST: EUROPOP


O Europop é um gênero musical que teve suas origens na Europa na década de 1970, se popularizou na década de 1990, e está presente nas paradas até os dias de hoje, se renovando como estilo em todo o mundo.

Ainda na década de 70 o grupo sueco ABBA quebrou as barreiras continentais ao alcançar o topo da parada de músicas americana, a Billboard Hot 100 com a canção “Waterloo”



Este tipo de fenômeno internacional só tinha sido visto na famosa invasão britânica com os rockeiros dos Beatles, o grupo foi o maior sucesso não americano de toda a década de 70, além de popularizar mundialmente a disco music, e levar cantores não europeus a trabalharem o estilo novo, “europop”, artistas como Donna Summer, Bee Gees e Cher foram os primeiros americanos a popularizar o estilo nos EUA, o grupo norueguês A-ha do hit “take on me” também colheu os frutos do estilo musical, ao alcançar o topo das paradas mundiais com o hit, que é referência até hoje.



O ABBA é dono de uma das maiores discografias do pop, além de serem um dos grupos musicais mais bem sucedidos da história, com hits atemporais como “Dancing Queen”, “Gimme Gimme”, “Chiquitita” e“Mamma Mia”, hit esse que rendeu até um musical para o cinema com músicas do grupo em todo sua trilha sonora, e estrelado pela oscar winner Meryl Streep.


Estouro do Gênero


No começo dos anos 90, e com o salto da cultura pop em todo o mundo, o gênero europop agora se desprendia de vez do “american pop”, e passa a ganhar notória popularidade entre os artistas de todo o mundo, produtores como o sueco Max Martin, se tornaram referência nos estúdios de música em Los Angeles, e o estilo musical começa a ser uma tendência.



A Austrália, irmã legítima do Reino Unido entra de vez no jogo e entrega uma das maiores artistas do pop mundial, e também a maior referência do estilo desde então, a australiana Kylie Minogue, a cantora chega para popularizar o estilo de maneira definitiva em todo o mundo, junto com outros sucessos da época como as Spice Girls, o grupo Aqua, o cantor Robbie Williams, entre outros.



O gênero ganha notoriedade nos anos 2000, ainda com Minogue e o multi platinado “Fever” que contém o hit "Can't Get You Out Of My Head”, o disco chegou a #3 na parada de discos americanos, consolidando minogue como a rainha do “Europop” em todo o mundo. Outro marco do pop e da cantora é o disco “Aphrodite” lançado em 2010, o disco é um dos maiores atos do pop em geral, e deu a cantora outro título, o de “deusa do pop”, em referência à deusa Afrodite, que é o conceito do álbum.

A cantora Robyn também é um marco do gênero, e com o disco “Body Talk” se tornou referência e sucesso em todo o mundo, os hits “Dancing On My Own” e “Call Your Girlfriend” marcaram a virada dos anos 2010, mostrando o gênero com atualidade. O girl group Girls Aloud também re-popularizou o gênero nos anos 2000, além da cantora Lilly Allen.

Outro responsável por popularizar o estilo ‘europop’ de maneira extremamente atual é o DJ David Guetta, que a partir de 2005 se tornou um hit em todo mundo, trabalhando o gênero com artistas de diversas nacionalidades.




Artistas 'não europeus' no EUROPOP


Com a popularidade que o gênero ‘europop’ alcançou com artistas como as Spice Girls, Sugababes, Kylie Minogue entre outros, diversos artistas de outras nacionalidades, principalmente os americanos começaram a trabalhar o estilo em suas músicas.



Um dos produtores de maior sucesso em todo mundo, vulgo Max Martin, se tornou queridinho de diversos artistas, e qualquer trabalho com ele é sinônimo de HIT, o produtor só entregou dois dos maiores sucessos adolescentes de todos os tempo que são a boy band Backstreet Boys e a princesa do pop Britney Spears, além de ter gerado alguns hits para Celine Dion ainda nos anos 90. Depois de sua estreia, o sueco se tornou um dos mais requisitados em todo o mundo, sua lista tem nomes como Kelly Clarkson, P!nk, Avril Lavigne, Katy Perry, Taylor Swift, Christina Aguilera, Ariana Grande, Demi Lovato, Fifth Harmony entre outros. O cara é só o produtor que detém mais números #1 na história da música, e a influência do ‘europop’ e ‘eurodance’ são sua marca registrada. 

O artista também trabalhou em tempos mais atuais, com as revelações Adele e Dua Lipa, mostrando que mesmo após 30 anos, ainda é uma grande referência.



Além de Martin ter trabalhado o ‘europop’ com cantores não europeus, outros artistas como Madonna, Nicki Minaj, Rihanna, Nicole Scherzinger, Lady Gaga, Carly Rae Jepsen e até Beyoncé já exploraram o estilo em suas músicas, inclusive em seu recente lançamento o "Renaissance"(2022), o álbum “Confessions on the Dance Floor"(2005) da Madonna é um dos maiores sucessos do ‘europop´ de uma artista americana em todo o mundo, além de Nicole Scherzinger que basicamente só conseguiu hitar em território europeu, o álbum "Killer Love"(2011) é um exemplo. 

Artistas masculinos também não ficam de fora, Jason Derulo, Justin Bieber e Enrique Iglesias são exemplos de cantores que fizeram hits com o gênero musical.


O EUROPOP atualmente 



Depois de ganhar notoriedade, e se tornar um estilo musical legítimo e multi trabalhado, o europop ganhou um grande rewind a partir dos anos 2010, grande parte disso vem dos programas de talentos como o “X-Factor” e “The Voice”, que revelaram algumas das maiores estrelas do gênero na nova década, destaque para o girl group Little Mix, que venceu a 8º temporada do reality “X-Factor” em 2011, e se tornaram um dos girl groups mais bem sucedidos de todos os tempos, revivendo com força o hype do ‘europop’, o One Direction também foi uma boyband que saiu do “X-Factor” e fez sucesso em todo o mundo, chegando a #1 mais de uma vez na parada de discos americana.



A partir daí diversos nomes surgiram no europop de 2010 até os dias de hoje, destaque para nomes como Olly Murs, Jessie J, Harry Styles, Charli XCX, Sam Smith, Rita Ora, Ed Sheeran, Adele, Ellie Goulding, The Wanted, Zara Larsson, Cheryl Cole, e um dos maiores atos do pop mundial da atualidade Dua Lipa, além do DJ Calvin Harris, que ‘re-popularizou’ as parcerias entre Djs e cantores pop em todo o mundo.

Em resumo, o Europop contribuiu para a formação de identidades culturais, especialmente nos países europeus. Muitos artistas desse estilo fizeram sucesso em seus próprios países e conseguiram se conectar com seu público de maneira muito forte, influenciando a moda, a arte e o estilo de vida local.

Outro fator importante é que o Europop ajudou a criar uma ponte cultural entre a Europa e outras partes do mundo, mostrando que a música pode ser um meio de comunicação universal e acessível a todos. Por isso, ainda hoje é possível ouvir músicas desse estilo tocando nas rádios e clubes em todo o mundo. Alcançando o topo das paradas de tempos em tempos.

Embora o Europop tenha se originado nos anos 90, seu legado ainda pode ser sentido na música e na cultura pop atual. O estilo ainda tem uma grande influência, especialmente na música dance e eletrônica, que incorpora elementos do Europop em suas batidas animadas e melodias contagiantes. Muitos artistas pop atuais como Dua Lipa, Lady Gaga, Jessie Ware e Carly Rae Jepsen, têm sido elogiados por seu uso de elementos do Europop em suas músicas. 

Outros, como a cantora Rina Sawayama  e o trio FLO, são considerados sucessores diretos do estilo e têm se destacado no cenário musical com músicas animadas e divertidas. O estilo foi e é responsável por abrir portas para novos estilos musicais, criar uma cultura visual e sonora que ainda é influente e um símbolo da música e da cultura pop.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA: DUNA - PARTE 2

CRÍTICA: FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

CRÍTICA: MADAME TEIA