COLUNA: UM DIA EM ... 2015
Bem vindo a coluna mensal do Multiverso do Pop, a “Um dia em…”
Aqui você vai poder voltar a algum ano passado dos 2000, e relembrar os melhores e mais marcantes momentos da cultura pop no ano escolhido.
Estamos em julho de 2015, e o Multiverso te leva no túnel do tempo para relembrar os grandes acontecimentos na cultura pop desse ano, nas categorias do cinema, música e televisão, além de algumas curiosidades. Está pronto ? Então bora nessa abdução 🛸
Em 2015 o cinema foi bem servido, a saga de sucesso "Jogos Vorazes" chegava ao fim com seu quinto filme "Jogos Vorazes: A Esperança - O Final", trazendo um final épico para a franquia que conquistou fãs no mundo todo, e colocou Jennifer Lawrence como uma das principais atrizes da nova geração. O sucesso dos anos 80 Mad Max ganhou um remake que é considerado uma das maiores obras de arte do cinema na atualidade, "Mad Max: Estrada da Fúria" trouxe Tom Hardy no papel título, Charlize Theron como 'Furiosa' e grande elenco, o filme ainda foi indicado em dez categorias no Oscar, incluindo a de melhor filme, e saíram com 6 estatuetas de ouro.
A Marvel estava em seu auge do auge e lançou o ótimo "Vingadores: A Era de Ultron", segundo filme da saga dos super heróis mais poderosos da terra, o live action da princesa mais querida da Disney, vulgo Cinderela, também foi um dos maiores hits daquele ano.
Star Wars voltava com tudo após 10 anos de hiato, e lançava o eletrizante capítulo 7 "Star Wars: O Despertar da Força", recolocando a franquia como um dos principais atos da cultura pop. Além da emocionante despedida de Paul Walker da saga de carros e corridas em "Velozes e Furiosos 7", o ator faleceu em um acidente de carro durante uma pausa nas gravações do filme em novembro de 2013, no feriado de ação de graças. A produção sofreu alguns atrasos e teve o roteiro alterado, e o filme foi uma homenagem final ao ator que foi protagonista dos 7 filmes da série até então.
No cinema secundário as comédias ainda eram muito 'hypadas' e filmes como "Duff" e "A Escolha Perfeita 2" foram sucessos do ano. As sagas literárias ainda muito adaptadas faziam sucesso entre o público mais jovem com os filmes "Insurgente" estrelado por Shailene Woodley, "Maze Runner: Prova de Fogo" com Dylan O'Brien de "Teen Wolf", e o escritor hit da época John Green adaptava mais um sucesso em "Cidades de Papel", lançando a supermodelo Cara Delevingne na carreira de atriz. Outro sucesso literário que ganhou os cinemas em 2015 foi "Cinquenta Tons de Cinza" que deu o que falar pelas suas cenas quentes.
A Disney lançou o fraco, porém inovador "Tomorrowland", trazendo George Clooney como protagonista da super aventura, e continuava investindo no cinema caseiro com a nova geração do Disney Channel e o filme "Descendentes", um musical jovem que trazia os filhos dos vilões da Disney como os protagonistas, dirigido e coreografado pelo gênio da categoria Kenny Ortega. O filme de terror cult "A Bruxa" lançou uma tendência na categoria de filmes de terror, além de ter uma jovem Anya Taylor Joy como a protagonista. A franquia dos dinossauros Jurassic Park também voltou com tudo no ótimo "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros".
Na música o sucesso era garantido com nomes como a revelação do ano Meghan Trainor e o hit "All About That Bass" que foi #1 na Billboard Hot 100, Justin Bieber dominava as paradas com o álbum sucesso "Purpose" que rendeu hits como "Love Yourself" e a dançante "Sorry", a veterana Hilary Duff que lançou o injustiçado "Breathe In Breathe Out", os primeiros lançamentos pós Disney de Demi Lovato e o "Confident", e Selena Gomez e o "Revival", além do debut do Fifth Harmony com o álbum "Reflection" que rendeu o hit mundial "Worth It".
Outros sucessos do ano de 2015 foram hits como "See You Again" do rapper Wiz Khalifa para a trilha sonora de "Velozes e Furiosos 7" revelando o cantor Charlie Puth, além do hit "Uptown Funk" de Mark Ronson e Bruno Mars, ambas as canções passaram semanas em #1 na Hot 100 e hitaram nas rádios de todo o mundo. Ellie Goulding entregava o ótimo "Delirium", enquanto Britney Spears entregava uma soda pop em parceria com a rapper sensação da época Iggy Azalea na faixa "Pretty Girls", que rendeu um ótimo vídeo clipe. O videoclipe do ano ficou por conta de Taylor Swift que ainda estava divulgando a era "1989" lançada no ano anterior, e lançou o vídeo da música "Bad Blood" em remix com Kendrick Lamar, um vídeo que bateu recordes de views na época, e trazia diversas mulheres da indústria e da cultura pop como protagonistas de um filme de ação e espionagem. Nomes como Zendaya, Gigi Hadid, Hayley Williams, Selena Gomez, Hailee Steinfeld, Jessica Alba e até a supermodelo Cindy Crawford.
O mundo das séries era oficialmente revirado e inovado com a chegada oficial do Netflix, o streaming que já vinha sendo comentado desde 2013, ganhou o mundo em 2015 mudou a maneira como ver TV desde então, chegando a afetar até o cinema.
A série "Sense8" foi um dos primeiros sucessos do streaming, assim como a produção "Narcos", e algumas produções para a Marvel como uma série do "Demolidor" e o sucesso "Jessica Jones".
Literalmente se dava início a uma nova era no entretenimento.
Fora dos streamings "Orange is the New Black" estava em seu auge com sua 3°temporada, além das estreias de "Mr. robot", "Supergirl", a sitcom "Younger" com Hilary Duff protagonizando, e a série hit do ano "Scream", série baseada nos filmes de mesmo nome e que bombou entre o público jovem na época, quem aí não lembra do "Hello, Emma"...
Um dia em… 2015, só que no Brasil
2015 foi um ano movimentado na cultura pop brasileira, o YouTube era a plataforma mais acessada no país, gerando então a onda dos 'Youtubers', nomes como Kéfera, Felipe Neto, Whindersson Nunes, Porta dos Fundos eram hit na plataforma.
Na música, Anitta já comandava as paradas brasileiras, e o álbum "Bang" foi o mais tocado do ano, com o hit título, e um pop chiclete em faixas como "Deixa ele Sofrer" e "Essa mina é doida". O hit "De Ladin" do Dream Team do Passinho já era o TikTok antes do TikTok, e a cantora Tiê também era sucesso com a faixa romântica "A Noite" que foi até trilha sonora de novela.
Por falar em novela na TV teve a rede globo investindo muito e flopando, as produções "Babilônia" e "I Love Paraisópolis" ambas tinham grandes nomes em seus elencos como a veterana Fernanda Montenegro e a querida Bruna Marquezine, não agradaram o público na época. A grandona ainda conseguiu entregar "A Regra do Jogo" no segundo semestre do ano, no horário nobre, o que foi uma boa virada comparada a novela anterior.
Nem faz tanto tempo, mas dá uma saudade né ? E aí gostou ? Qual a sua melhor lembrança de 2015?
E fique ligado porque todo mês o Multiverso vai te levar pra um dia em algum ano marcante da era 2000 🛸
Comentários
Postar um comentário