CRÍTICA: DEZESSEIS FACADAS

O subgênero slasher tem ganhado um alto hype nos últimos anos, seja através de sucessos como "X: A Marca da Morte"(2022), a trilogia "Rua do Medo"(2021) ou até mesmo o renascimento da icônica franquia "Pânico"(2022). É inegável que os fãs de terror estão ávidos por mais histórias cheias de suspense e adrenalina.



"Em 'Dezesseis Facadas', trinta e cinco anos após os chocantes assassinatos de três adolescentes, um infame assassino retorna na noite de Halloween para fazer uma quarta vítima. Jamie, de 17 anos, fica cara a cara com o maníaco mascarado, mas acidentalmente viaja no tempo de volta a 1987. Forçada a navegar por uma cultura desconhecida, Jamie se une com sua mãe adolescente para acabar com o psicopata de uma vez por todas."



"Dezesseis Facadas" é um autêntico slasher daqueles que nos remetem às raízes do gênero, com um assassino mascarado à la Ghostface. Porém, o filme vai além e apresenta um elemento extra: é um típico besteirol, repleto de sátiras claras e referências à cultura pop do terror, além de ter um Q de ficção científica com a pauta "viagem no tempo". O resultado é um entretenimento garantido do começo ao fim.



Destaque para Kiernan Shipka, conhecida por seu papel como a bruxa adolescente Sabrina na série da Netflix. Aqui, ela incorpora perfeitamente a figura da "final girl", enquanto contracena com uma mãe também digna desse título. A atuação da atriz é cativante, e o roteiro é certeiro e extremamente atual. O enredo mistura de maneira perfeita os elementos dos anos 80 com os dias atuais, trazendo referências a clássicos do terror e outros pontos memoráveis da cultura pop. Além disso, é impossível não se divertir com as típicas piadas presentes nos filmes besteirol, o que torna a experiência do filme leve e descontraída.



Alguns podem apontar como ponto negativo as mortes pouco sangrentas, mas acredito que, para um filme slasher, o diretor entregou ótimas cenas de perseguição e suspense. O elemento de terror e a falta de tripas ou cabeças cortadas são compensados pela tensão criada, que prende a atenção do espectador do início ao fim.



"Dezesseis Facadas" é, no geral, um ótimo filme slasher, com um enredo que traz um humor inteligente e sarcástico. É como se "Pânico"(1996) e "De Volta para o Futuro"(1985) tivessem um filho, e assim nasceria esse filme. O Prime Vídeo, que agora detém os estúdios MGM, continua lançando filmes de qualidade em 2023, como o sucesso "Vermelho, Branco e Sangue Azul". "Dezesseis Facadas" é uma excelente opção para assistir no conforto do sofá, junto com os amigos, adicionando ainda mais emoção à tão esperada "Spooky Season", que ainda terá lançamentos como o novo "O Exorcista" e "Five Nights Freddy".



Não perca tempo, assista já "Dezesseis Facadas" no Prime Vídeo e mergulhe nessa experiência hiláriaaterrorizante.


Nota: (⅘) ⭐⭐⭐⭐ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA: DUNA - PARTE 2

CRÍTICA: FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

CRÍTICA: MADAME TEIA