RETROSPECTIVA 2023


Caro leitor,


Que ano repleto de lançamentos marcantes e momentos inesquecíveis tivemos em 2023 na cultura pop! A retrospectiva deste ano nos transporta para um universo de cinema, TV e música que certamente entrarão para a história.


CINEMA



No cinema, presenciamos um embate épico nas telonas. A estreia simultânea de "Barbie, o Filme" e "Oppenheimer" marcou um dos maiores confrontos da cultura pop recente, sendo apelidado de "Barbenheimer". Ambos os filmes conquistaram as maiores bilheterias do ano e estão na corrida para o Oscar 2024 em suas principais categorias. 



Além disso, sucessos como "Pânico 6", "A Morte do Demônio: Ascensão" e "Guardiões da Galáxia, Vol. 3" agitaram o cinema mainstream. Não podemos deixar de mencionar a estreia de Halle Bailey como Ariel no live action de "A Pequena Sereia" e o retorno da saga Jogos Vorazes com o prequel "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes". 



Nas telas de casa, filmes como "Vermelho, Branco e Sangue Azul" e "Dezesseis Facadas" do Prime Video e produções da Netflix como "Agente Stone" e "Mistério em Paris" também conquistaram o público.


SÉRIES


Na TV, os streamings continuaram a nos surpreender com séries que nos envolveram e novidades que impressionaram. "The Last Of Us" da HBO, baseada no jogo de mesmo nome, foi um sucesso estrondoso. A 12ª temporada de 'AHS' trouxe Kim Kardashian como uma das protagonistas e recebeu críticas positivas. A segunda temporada de "O Urso" do FX/Hulu também impressionou fãs e críticos, sendo cotada para o Globo de Ouro em 2024. O universo Star Wars expandiu-se com a série "Ashoka", enquanto a Netflix presenteou-nos com a tão esperada série live action de "One Piece" e a excelente "A Queda da Casa Usher". 



O Prime Video não ficou para trás, entregando a cult "Daisy Jones and The Six" e o spin-off de "The Boys", a série "Gen V". No território nacional, produções como a 2ª temporada de "De Volta aos 15" com Maísa e Camila Queiroz e a futura premiada "Cangaço Novo" do Prime Video conquistaram o público. Infelizmente, a série da HBO "The Idol" com The Weeknd, Troye Sivan e Jennie do Black Pink enfrentou polêmicas e não obteve o sucesso esperado, sendo cancelada após sua primeira e única temporada. 


MÚSICA 


Na música, tivemos uma categoria repleta de hits, revelações e artistas em sua melhor fase. 



Miley Cyrus, SZA, Olivia Rodrigo e Doja Cat lideraram a lista dos maiores álbuns do ano. Miley lançou o "Endless Summer Vacation" e dominou as paradas com o hit #1 "Flowers", que se tornou um sucesso mundial. SZA colheu os frutos do seu disco "S.O.S", lançado em dezembro do ano anterior, com o hit "Kill Bill" se tornando um dos videoclipes mais assistidos do ano. 

Olivia Rodrigo lançou seu segundo disco, "Guts", que rapidamente se tornou um sucesso comercial, colocando-a entre as artistas que mais venderam discos físicos em 2023. Doja Cat lançou o polêmico "Scarlet", seu quarto álbum de inéditas, que rendeu hits como "Demons" e "Paint the Town Red". 



No cenário nacional, Luísa Sonza com "Escândalo Íntimo", Jão com "Super", Iza com "AFRODIT" e Marina Sena com "Vício Inerente" dominaram o território com seus sucessos. 



A trilha sonora do filme "Barbie", comandada por Dua Lipa e o hit "Dance The Night", foi um dos grandes sucessos musicais do ano. 



P!NK mostrou que ainda está com tudo com o lançamento de "Trustfall". Outros destaques incluem "Revamped" de Demi Lovato, com covers em versão rock de seus maiores sucessos, e "The Loveliest Time" de Carly Rae Jepsen, com seu pop eletrizante. 



O ano também foi marcado por hits virais como "Greedy" de Tate McRae e o hit mundial "Music Sessions, Vol. 53" de Shakira em parceria com o produtor Bzrp. Taylor Swift surpreendeu ao colocar o hit "Cruel Summer" do disco "Lover" de 2019 em #1 na Billboard Hot 100, sem clipe e sem divulgação. Troye Sivan e Jungkook também brilharam com seus lançamentos, conquistando o público com hits como "Rush" e "Seven" em parceria com a rapper Latto.


Que ano, meus amigos, que ano! E aguardem ansiosos o que nos espera em 2024. Tenho certeza de que a cultura pop continuará nos surpreendendo e nos proporcionando momentos memoráveis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRÍTICA: DUNA - PARTE 2

CRÍTICA: FURIOSA - UMA SAGA MAD MAX

CRÍTICA: MADAME TEIA